1 - Trajetória histórica da avaliação
educacional (início do texto até o segundo
parágrafo da página 63)
"A avaliação é uma constante
em nosso dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos
comprometidos a fazer quando nos encontramos na Escola, mas
um outro tipo, como aquele em que avaliamos impressões
e sentimentos. (...) É assim que, nas interações
cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional,
durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente
e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre
o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.
Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação."
"Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação."
"Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia."
Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação."
"Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação."
"Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia."
2 - Relação entre avaliação
da aprendizagem e processo pedagógico (último
parágrafo da página 63 até segundo parágrafo
da página 66)
"Os professores não estão satisfeitos
(salvo exceções) com a avaliação
que fazem. Querem melhorar o processo de avaliação
e, mais ainda, consideram que mudando a avaliação
melhora-se a qualidade de ensino."
"Porque a avaliação é intrinsecamente ligada ao processo pedagógico que nós estamos desenvolvendo. A avaliação faz parte desse processo, mas não podemos fazer o caminho inverso - ter a crença de que mudando o processo de avaliação, exclusivamente, melhora-se a qualidade da Educação."
"A avaliação deve ser melhorada sim, mas dentro do conjunto das práticas educativas do qual ela faz parte. Sem isto, não tem sentido trabalhar especificamente sobre a avaliação."
"A avaliação está-se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação."
"Por que a avaliação se tornou uma prática educacional tão poderosa? Ela faz o quê? Ela se tornou uma prática ameaçadora, uma prática autoritária. Mas ela não é isoladamente autoritária. Ela o é, porque está no bojo de um conjunto, de uma Educação entendida como transmissora de informações, que é igualmente autoritária."
"Porque a avaliação é intrinsecamente ligada ao processo pedagógico que nós estamos desenvolvendo. A avaliação faz parte desse processo, mas não podemos fazer o caminho inverso - ter a crença de que mudando o processo de avaliação, exclusivamente, melhora-se a qualidade da Educação."
"A avaliação deve ser melhorada sim, mas dentro do conjunto das práticas educativas do qual ela faz parte. Sem isto, não tem sentido trabalhar especificamente sobre a avaliação."
"A avaliação está-se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação."
"Por que a avaliação se tornou uma prática educacional tão poderosa? Ela faz o quê? Ela se tornou uma prática ameaçadora, uma prática autoritária. Mas ela não é isoladamente autoritária. Ela o é, porque está no bojo de um conjunto, de uma Educação entendida como transmissora de informações, que é igualmente autoritária."
3 - Avaliação enquanto diagnóstico
do processo ensino/aprendizagem (terceiro parágrafo
da página 66 até o final do texto)
"Trabalhar com avaliação é importante,
no sentido de que a entendamos vinculada a uma prática
educacional necessária para que se saiba como se está,
enquanto aluno, professor e conjunto da Escola; o que já
se conseguiu avançar, como se vai vencer o que não
foi superado e como essa prática será mobilizadora
para os alunos, para os professores, para os pais."
Publicação:
Série Idéias n. 22. São Paulo: FDE, 1994
Páginas: 61-68
Páginas: 61-68
Ana Maria Avela Saul
Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=019
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